Impacto dos cosméticos na natureza

Descubra como a produção de cosméticos convencionais interfere no meio ambiente.

logo

Por Multi Vegetal

Desenvolvemos cosméticos com ativos 100% naturais para os cuidados da pele e dos cabelos. Nossos produtos são veganos, não possuem conservantes industrializados e seguem a política Cruelty Free. Ser natural é a nossa raiz!

Publicado em 14/04/2022

clock

3 min
de leitura

Impacto dos cosméticos na natureza

A produção de cosméticos convencionais usa mais de 10 mil substâncias químicas que levam anos para se decompor e podem acumular de forma nociva no corpo humano. Nesse post, falaremos sobre o impacto dos cosméticos na natureza a fim de conscientizar o mercado e incentivar a busca por alternativas sustentáveis.

A indústria dos cosméticos no Brasil

Segundo a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto país no ranking de maiores consumidores de produtos de beleza e higiene. Isso quer dizer que os nossos hábitos de consumo podem impactar diretamente no comportamento da indústria de cosméticos.

Hoje, algumas empresas já entenderam os efeitos negativos que uma produção irresponsável traz ao meio ambiente e à sua imagem. Não é à toa que têm surgido linhas de produtos considerados veganos e com matérias primas biodegradáveis de origem natural alternativas às substâncias químicas industrializadas na composição. Mas, infelizmente, ainda há marcas que mantêm em seu catálogo de produtos os cosméticos tradicionais com parabenos, Lauril sulfatos, carbômeros, corantes e conservantes. E o pior: há aquelas que se promovem como sustentáveis, mas não comprovam isso nas fórmulas dos seus produtos!

Por isso, é muito importante investigar a composição e procedência dos produtos antes de fazer uma compra. Já que, além de terem mais qualidade, os cosméticos naturais são a chave para um consumo de produtos de beleza responsável e um mundo mais sustentável.

Por que os cosméticos industrializados agridem a natureza?

Como já vimos antes, a maior parte da produção de cosméticos convencionais usa mais de 10 mil substâncias químicas. Muitas dessas substâncias não são biodegradáveis ou tem biodegradabilidade reduzida, ou seja, não se decompõem no meio ambiente. Além disso, há um alerta de saúde: alguns produtos que aplicamos podem acumular no corpo humano e, devido à característica tóxicas que possuem, dar origem a doenças.

Ingredientes como corantes, microplásticos, conservantes como parabenos e polímeros sintéticos estão presentes em boa parte dos cosméticos convencionais, como maquiagens, shampoos e sabonetes. Mas, esses são apenas alguns produtos utilizados diariamente por pessoas no mundo todo.

Agora, imagine para onde vai todo este montante de resíduos não biodegradáveis. Essas substâncias escoam pelos ralos até chegarem aos rios e oceanos, comprometendo toda a cadeia alimentar ao retornar silenciosamente para nós através da água ou dos alimentos que consumimos.

O que fazer para mudar?

Bom, se você já entendeu que os cosméticos impactam significativamente o meio ambiente e está disposto a buscar uma forma de se tornar um consumidor mais consciente, pode fazê-lo através de algumas ações:

– Esteja atento às embalagens dos produtos
– Opte por marcas comprovadamente sustentáveis
– Valorize empresas Cruelty Free
– Use cosméticos naturais

E, então, chegou a hora de apostar em algo novo?

Nossos produtos são naturais, veganos e Cruelty Free. Podem ser usados em diversos tratamentos para os cabelos e para a pele, sem agredir o meio ambiente. Visite nossa loja e conheça!