5 dicas para acabar com o frizz

O frizz é um problema que assombra a maioria das pessoas, mas existem alguns truques que podem ajudar a diminuir esse efeito indesejado.

logo

Por Multi Vegetal

Desenvolvemos cosméticos com ativos 100% naturais para os cuidados da pele e dos cabelos. Nossos produtos são veganos, não possuem conservantes industrializados e seguem a política Cruelty Free. Ser natural é a nossa raiz!

Publicado em 13/01/2022

clock

3 min
de leitura

5 dicas para acabar com o frizz

O frizz é aquele efeito que faz com que os fios de cabelo fiquem arrepiados, atrapalha na hora de fazer um penteado e a maioria das pessoas odeia. Se esse for o seu caso, não se preocupe, nesse post vamos dar algumas dicas para ajudar a acabar com o frizz!

O que é e por que acontece o frizz?

Cabelos “frizzados” são bem comuns e acontecem por vários motivos:

– Falta de hidratação
– Ressecamento
– Fios quebradiços
– Excesso de procedimentos químicos
– Clima úmido
– Uso de secador e chapinha

Os fios de cabelo são revestidos por cutículas que funcionam como uma espécie de “capa protetora” a qual temos contato direto. Mas, acontece que, quando o fio passa por alguma das situações citadas anteriormente, as cutículas ressecam, se abrem e podem perder o sentido correto, formando o frizz.

Além disso, os cabelos são sensíveis à eletricidade, motivo pelo qual é recomendado usar pentes e escovas feitas de materiais que não conduzem eletricidade, como a madeira.

Como lidar com o frizz?

Abaixo, listamos algumas dicas para ajudar a diminuir os cabelos arrepiados!

1. Cuidados diários

Primeiramente, evite puxar demais seus cabelos na hora de pentear e não use a toalha para esfregar os fios. Pelo contrário, faça movimentos delicados, pois, nesse momento, os cabelos estão mais frágeis. Assim, você evita que os fios se quebrem. Outra dica importante que já citamos antes é substituir as escovas e pentes feitos de plástico por acessórios de madeira ou materiais neutros.

2. Hidratação

A hidratação é fundamental para afastar o frizz, porque a falta de óleos, água e outros nutrientes faz com que o cabelo fique mais propenso ao efeito. Então, recomendamos que você faça uma hidratação semanalmente. Para isso, pode usar o nosso Kit de Hidratação Capilar.

3. Cosméticos naturais

Há pouco, dissemos que a falta de óleos e nutrientes torna o cabelo mais propenso ao frizz, portanto é muito importante que os fios estejam sempre bem cuidados. Então, o ideal é usar cosméticos naturais ricos em substâncias como óleo de jojoba, argan e muitos outros. A boa notícia é que você pode encontrar vários produtos desse tipo em nossa loja!

4. Shampoos sem sulfatos

Os shampoos da indústria de cosméticos tradicional estão cheios de químicos e conservantes que podem prejudicar a saúde dos cabelos. Os sulfatos e surfactantes fortes, que estão em shampoos desse tipo, agem para fazer a limpeza dos fios, mas também causam o ressecamento, contribuindo para o efeito frizz.

5. Chapinha e secador

A chapinha e o secador são aliados na hora de arrumar os cabelos, mas é preciso tomar alguns cuidados com eles. Afinal de contas, a alta temperatura pode danificar a estrutura dos fios, fazendo com que as cutículas se abram, dando origem ao frizz. Então quer dizer que não se pode usar essas ferramentas de calor?

Não é bem assim. O ideal é, antes de usar esse tipo de aparelho, é que você aplique um protetor térmico. Assim, a estrutura será protegida, evitando problemas. Além disso, uma técnica interessante é finalizar com um jato de ar frio para fechar as cutículas.

Gostou das dicas? Então, nos acompanhe no Instagram e no Facebook para ver mais novidades e notícias como esta!